08 julho 2007

QUOTAS....


Precisamos sempre nos posicionar a respeito de tudo aquilo que envolva direta ou indiretamente nossos direitos. Ao mesmo tempo é uma obrigação de sermos porta voz daqueles que pelos mais diversos motivos não tem acesso a defesa de seus direitos, afinal acredito ser uma obrigação daqueles que como nós possuem maior acesso a informação e divulgação de assuntos que são de interesse de todos.
Faço esta introdução pois o assunto que vou dissertar abaixo além de polêmico, poderia criar comentários do tipo que eu não tenho mais nada a ver com isso, pois já tenho curso superior e meu filho já está bem encaminhado no bacharelado dele, aliás é dos poucos que aqui no Brasil recebe para estudar.
Deu para perceber que vou falar das tão discutidas quotas nas Universidades.
Como o assunto é muito amplo, vou tentar dividir por tópicos.
VAGAS NAS UNIVERSIDADES
Se existe dificuldade de acesso para todos os brasileiros ao estudo superior, com certeza passa pela falta de vagas nas Universidades públicas e portanto não é criando quotas que vai resolver o problema, apenas vai determinar que uns (por critérios ridículos e absurdos) vão poder usufruir destas vagas e outro não.
É necessário maior número de vagas, melhor remuneração dos professores, investimento na pesquisa científica e de quem é essa obrigação? Será que preciso responder? É só ler nossa Carta Magna. É direito do cidadão e obrigação do Estado o acesso a educação.
ENSINO PÚBLICO
Um dos critérios para privilegiar o acesso as Universidades é dada aos alunos oriundos de escolas públicas. Ora, vejam bem Minhas Crianças, mais uma vez o Estado para encobrir sua incompetência de exercer suas obrigações vem mascarar o péssimo ensino fundamental e médio que proporciona para a população. Pergunto a vocês, que tipo de bacharéis e doutores serão formados se já vem de uma péssima base?
NEGROS E ÍNDIOS
Porque a raça poderá ser um fator que determine um melhor aluno? Num país multiracial como o nosso e que as mistura das raças inclusive criou raças que não existem em outras nações, porque privilegiar alguns?
Entendo que até para deficientes físicos teríamos que rever as obrigações do Estado para com eles e não a população ficar pagando pela incompetência do mesmo de cumprir o que está determinado constitucionalmente.
EsPCEx e AMAN
Não não estou mudando o tema da postagem não. Apenas quero citar um exemplo prático e por mim vivido de que está na hora de pararmos com tanto paternalismo e politicagem em assuntos sérios e que terminam prejudicando alguns em privilégio de muito poucos.
Vários de vocês sabem que meu filho faz Bacharelado em Ciências Militares na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), isso mesmo para ser um oficial do Exército se faz o curso superior respectivo, guardando-se algumas pequenas diferenças é como qualquer curso superior, bacharelado, pós-graduação, doutorado, etc.
Bem para o mesmo entrar na AMAN tinha que passar pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e para tanto precisou prestar um vestibular disputadíssimo entre candidatos oriundos de todas as classes sociais e econômicas, sem qualquer tipo de privilégio para quem quer que fosse. Provas difícilimas, comparadas aos mais concorridos vestibulares do país. Bem como sabem o menino passou e partiu para Campinas para a Escola Preparatória. Quando da solenidade do início do ano letivo me dirigi até lá para todo aquele cerimonial e fiquei surpreso que ao contrário de que poderia parecer, mais de cincoenta por cento dos alunos eram negros ou de origem negra e tinham entrado lá pela porta da frente sem nem tipo de quotas ou coisa que o valha.
Querem comprovar isto? Vão até a Academia Militar e vejam com seus próprios olhos.

O QUE DEVE SER FEITO
Entendam vocês que isto é uma opinião muito particular minha e que não pretendo criar mais polêmica do que já existe.
Primeiramente assuntos desta natureza devem ser tratados de maneira científica e não política (diga-se de passagem politicagem).
Deve o Estado preocupar-se com suas principais obrigações, tais como saude, educação e segurança, e quando falamos em educação desde o ensino fundamental o que passa por melhores salários e condições para os professores que com certeza irá determinar alunos em condições de disputar um vestibular, independente de cor ou condição sócio-econômica.
Quem sabe criar quotas para nossos professores do ensino fundamental e médio poderem se capacitar para ensinar melhor nossas crianças, caso não saibam, a grande maioria deles não possue curso superior pois o salário deles não permite cursar uma Universidade particular, e quase impossível frequentar uma Universidade pública.
Aumentar o número de vagas, investir em qualificação, melhores salários, pesquisa e assim evitar a evasão de estudantes do seio das Universidades públicas, pois aluno que interrompe seus estudos é prejuízo para a nação.
Esta história de querer resgatar o vergonha que foi o tempo da escravidão é ridícula pois se existe um país em que todas as raças, credos, opções sexuais são aceitas é o Brasil.
Será que nos países, onde nasceram os ascendentes destes que hoje querem privilégios aqui, teriam as mesmas benesses? Tenho a mais absoluta certeza que não.

Não preciso aqui dizer qual a minha opinião, voltaremos ainda a falar sobre isto.

Carinho e beijos

Miro

P.S. Em parte estou atendendo a "cobrança" da mana Neusa.

Posted by Miro @ 12:32

3 Comments

Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela dissertação.
A aprovação da reserva de vagas na UFRGS, mostra a incompetência do governo em suprir aos estudantes o número de vagas necessários para que todos aqueles que desejam estudar, possam fazê-lo, tirando o direito de alguns mais capacitados, para com a politicagem costumeira, entregar aos menos capacitados, que não tiveram a capacidade de conseguir na disputa igual, não por culpa deles, e sim pela incompetência (ou falta de interesse) do governo de melhorar a qualidade do ensino médio.

8/7/07 20:44  

Blogger Neusa said...

É Miro.Concordo contigo principalmente no que se refere que o governo precisa capacitar os professores e melhor remunerá-los para melhorar o ensino público mas principalmente precisa fiscalizar o que acontece dentro das escolas pois não adianta achar que preenchendo fichas e papéis eles tem conhecimento de como está acontecendo a educação no país.Na verdade o governo não sabe e não quer saber de nada. É mais fácil assim. Obrigada pela postagem.Legal.
Neusa

9/7/07 22:32  

Anonymous Anônimo said...

Bravo ! Vc deveria estar no governo para melhorar este belo país ... Eu concordo com tudoe acho até mais um meio de ser racista. Gente , aqui é Brasil , precisamos é de uma boa base seja ela qual raça for... e não sabia de seu filho , entaum deixando esse papo chato blá , blá ,blá , prefiro dizer :
" Agora estou imaginando o orgulho que vc deve ter de seu filho "
Bjus carinhosos
Obrigada pelos slides , muito me emociona a cada um que vejo !

11/7/07 23:15  

Postar um comentário

<< Home

Nome:
Local: Esteio, RS, Brazil
"Se alguém te perguntar o quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo..." (Mário Quintana)

CIÚMES
"Que incoerência, que insistência
Ciúmes do meu corpo da adolescência
De minha alma, que o tem da experiência
Que o corpo tem de vivência.
Vá entender esta impertinência"
(Miro)